PERCURSO PROFISSIONAL
CURRICULUM VITAE
PAULO P. NASCENTES
Natural do Rio de Janeiro - RJ - Professor Aposentado da UnB - INSTITUTO DE LETRAS - DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LÍNGUAS CLÁSSICAS E PORTUGUÊS - LIP
Professor de Esperanto (UnB/LET/UnB Idiomas)
Professor de Esperanto (UnB/LET/UnB Idiomas)
I. FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação
Licenciatura em Português-Literatura - (UERJ, 1972)
Pós-graduação
Licenciatura em Pedagogia, Supervisão e Inspeção Escolar - (FEUC/Campo Grande/RJ, 1976)
Especialização e Aperfeiçoamento em Educação: Didática do Ensino Superior - (SOMLEY, 1982)
Mestrado em Letras, Língua Portuguesa - (Universidade Federal Fluminense/UFF, 1989)
Formação Holística de Base - (UNIPAZ/DF - 1993/94)
II. EXPERIÊNCIA DE ENSINO
Ex-professor de Português dos seguintes estabelecimentos:
FACULDADES INTEGRADAS CASTELO BRANCO (RJ)
SOCIEDADE UNIFICADA DE ENSINO SUPERIOR AUGUSTO MOTTA - SUAM - (RJ)
COLÉGIOS MILITARES DO RIO DE JANEIRO (CMRJ) E DE BRASÍLIA (CMB)
COLÉGIOS MILITARES DO RIO DE JANEIRO (CMRJ) E DE BRASÍLIA (CMB)
III. APROVAÇÃO
Exame de Suficiência para Professor do CMRJ, Língua Portuguesa, março de 1983
Concurso Público para Professor Assistente de Português (Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português (IL/LIP/UnB, 1996)
IV. EXERCÍCIO ATUAL
Professor de Esperanto (UnB/LET/UnB Idiomas)
Professor de Metodologia Científica no Curso de Homeopatia do ISI - Instituto de Saúde Integral
Professor de Metodologia Científica no Curso de Homeopatia do ISI - Instituto de Saúde Integral
V. ESTÁGIOS, CURSOS E PALESTRAS PROFERIDAS
Língua Portuguesa e de Linguística, no Curso de Licenciatura Polivalente do I Grau, UERJ/Campus Avançado de Parintins/AM - Projeto Rondon - 1973
X Congresso Nacional de Letras e Ciências Humanas - SUAM, 1992 (conferência: Produção de textos no I e II Graus)
Encontro de Professores de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa - SUAM, 1993 (curso: "Redação expressiva")
"Leitura e Produção de Textos" Mesa-redonda/palestra proferida, na 1ª Semana de Letras da UnB, 1997
"Escrita no ritmo pessoal e uso da MPB como recurso didático" Curso para professores de língua portuguesa de 1º e 2º Graus - CESPE/UnB - Fórum Permanente de Professores - 1997 - 30 horas
"Escrita no ritmo pessoal e uso da MPB como recurso didático", LIP/UnB, 1998 - 30 horas
"Escrita no ritmo pessoal e uso da MPB como recurso didático", FÓRUM PERMANENTE DE PROFESSORES (CESPE/UnB), 1998 - 20 horas
VI. TRABALHOS PUBLICADOS
"Mutante" e "Possibilidades" (poemas) In: Revista Didática. Rio de Janeiro: CMRJ, 1986. pp. 70-1.
"Proposta diamante" (poema) In: Revista Didática. Rio de Janeiro: CMRJ, 1987. p. 79.
Letras vivas: os poetas no rádio (co-autoria). - GALVÃO, P. C. et al. Rio de Janeiro: Hossana, 1984. 98 p.
Menin: o menino que pintava o acontecer. (narrativa poética infanto-juvenil). 2. ed. Curitiba: AMORC, 1992. 50 p.
Murilo Mendes: poesia em ebulição - um estudo das variantes lexicais em poemas de O Véu do tempo, livro segundo de As Metamorfoses. Niterói: UFF/Instituto de Letras, 1989. 122 p (dissertação de mestrado).
"Paulo Nascentes venceu concurso" - reportagem no Folha Dirigida (Coluna do ensino superior) - jul. 1993.
"Torrão de açúcar" (crônica). In: Revista Augustus. Rio de Janeiro: Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (SUAM), v. 1, n° 3, dez 96. p. 6.
"MPB chega às salas de aula" Entrevista Suplemento de Educação Jornal de Brasília, ano 2, n° 53, 3/11/97.
"A escrita no ritmo pessoal e o uso da MPB como recurso didático" (artigo). Jornal Lago Notícias, ano 9, n° 56, dez 1997, p. 15.
Português falando e escrevendo. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1989. 4 vols. (coautoria)
"O Dito e o não-dito em letras da MPB: uma leitura dos verbos dicendi" In: Contato: revista brasileira de comunicação, arte e educação. Ano 1, n. 2 (jan./mar. 1999). Brasília: Senado Federal, Gabinete do Senador Artur da Távola, 1999. pp. 149-58.
Brasília, 2016
Marcadores: currículo; perfil
<< Página inicial