Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

POEMA DO ESCREVER / POEMO DE L' VERKADO

Escrevo porque
escuro
então clareio
Escrevo porque
não sei
então nomeio
Escrevo porque
oculto
na pele da noite
então escavo coço caço
palavra poema imagem
Escrevo porque
me instigas
com suas leituras
novas torturas do expressar
Escrevo porque
me cura
a palavra e sua lavra e procura
Escrevo porque
me inventa
a invenção que teço
e me aconteço
Autor do meu dizer disperso:
sombra sufocada em cada verso
Escrevo enfim porque
tô a fim
de surpreender nas possíveis leituras
o porquê essa libertação
me fazer mais escravo
do escrever
             com a fúria do me escavar

******


Verkas mi
pro tiu mallum’
do mi lumas
Verkas mi
pro nesci’
do mi nomumas
Verkas mi
kaŝite
sub noktohaŭt’
do mi prifosas jukas ĉasas
vorton poemon imagon
Verkas mi
pro via instigo
per via legado
al freŝa esprimtorturo
Verkas mi
ĉar min kuracas
la verkoserĉa kulturado 
Verkas mi
ĉar inventas min
mia teksa inventado
kaj jenas mi
Aŭtoro de mia disa eldiro:
ombro sufokata ĉiuverse
Verkas mi finfine
pro la volo
surprizigi dum eblaj legadoj
la kialon de ĉi liberigo
plie min sklavigi
verki verki verki senfine
             per furioza memkavado